Concorrência monopolista, oligopólio e política antitruste na sociedade capitalista

Rhaoni Picoli; Camila Manfrinatto.
Seminário apresentado à disciplina de Introdução à Economia I.

A lucratividade sempre foi, desde os tempos mais remotos, o maior objetivo das empresas. No entanto, a globalização tornou essa busca mais difícil e acirrada, desencadeando umdinheiro2a verdadeira guerra entre as organizações, que se utilizam dos mais variados métodos para se tornarem líderes de mercado.

Esse cenário serviu de base para discutir a concorrência monopolista verificada atualmente, onde grandes empresas concorrem entre si através de produtos com especificidades diferentes, mas que executam a mesma função, sendo considerados, portanto, como substitutos perfeitos. Variam geralmente apenas na tecnologia utilizada. Outras organizações optam por não concorrer, realizando acordos onde mantêm cifrao-237x300preços iguais para dominar o mercado e suprimir os pequenos comerciantes, formando assim os chamados oligopólios.

Tais acordos são considerados ilegais, pois eliminam a concorrência e prejudicam o consumidor, uma vez que este não tem como optar por um preço ou outro. A política antitruste surge para combater essa prática e estimular a criação de produtos mais baratos e de maior qualidade, que atraiam a atenção e interesse dos clientes. Isso propicia uma saudável competitividade entre as organizações, pois elas tem que se esforçar para agradar seu público e manter-se no acirrado mercado capitalista.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: