Acessibilidade e tecnologia da informação: análise do uso de um portal educacional por pessoas portadoras de deficiência física

Rhaoni Picoli; Camila Manfrinatto; Vanessa Putrique.
Projeto apresentado à disciplina de Tópicos em Gestão da Informação.

Vivemos em uma sociedade intitulada de ‘sociedade da informação’, onde os recursos tecnológicos se constituem como base para uma melhor distrdeficientesibuição de dados entre diferentes indivíduos. No entanto, essas mesmas tecnologias voltadas a agregar e incluir podem ser visualizadas como excludentes, pois geralmente se configuram de difícil acesso a pessoas portadoras de deficiências ou com outros tipos de limitações.

Essa realidade foi visualizada a partir da verificação e uso de um portal educacional por pessoas com limitações motoras, visuais e com idade avançada. As dificuldades e barreiras de acesso identificadas demonstram que alguns aspectos precisam ser revistos e adaptados para que um conjunto maior de indivíduos com maior ou menor habilidade,  consigam acessar e fazer uso das informações, exercendo assim algo que lhes é de direito.

Cabe destacar que, segundo dados do IBGE, cerca de 14,5% da população brasileira é portadora de algum tipo de deficiência. Esse total resulta em aproximadamente 24,5 milhões de pessoas que podem e precisam participar desse processo de acesso e compartilhamento de informações, principalmente no campo educacional, que tem como missão promover a inclusão de todos os cidadãos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: