Estratégia com enfoque externo: estudo de caso do jornal O Globo

Rhaoni Picoli; Vanessa Putrique Gonçalves; Vanessa Viol Moretti.
Seminário apresentado à disciplina de Informação e Estratégia.

Para sobreviverem ao constante ataque de suas concorrentes e se manterem competitivas, as organizações precisam delinear claramente os rumos que devem seguir e onde querem chegar. Para tanto, é necessário traçar estratégias pautadas na constante observação das tendências e fenômenos que ocorrem em seu ambiente externo, adaptando e modificando as ações realizadas em âmbito interno.

Uma característica externa que está em constante mutação, que influência os processos de uma empresa, é a tecnologia. A cada dia surgem novas variáveis tecnológicas que tornam as atividades e a comunicação mais ágeis, exigindo que o mercado se adapte e se torne mais dinâmico para não ficar obsoleto. Quem não acompanha essa “corrida” tecnológica acaba por ficar em desvantagem frente aos seus adversários.

Oglobo Essa situação fica clara na estratégia adotada pelas empresas de publicação de jornais que, com o advento da Internet, migraram para a versão online, tornando-os interativos. Isso pode ser observado no caso do Jornal O Globo que possui ferramentas para participação dos leitores através de opiniões, reportagens próprias, escolha do formato em que se quer visualizar a informação e possibilidade de participar de fóruns de discussão. Com uma média de 3,5 milhões de usuários do seu jornal online, o Globo demonstra que a melhor estratégia é dar ao consumidor aquilo que ele quer.

Vídeo de divulgação do jornal O Globo


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: