Marketing da informação: o estudo de caso da Climatempo

Rhaoni Picoli; Natália Moratteli Padilha; Vanessa Putrique Gonçalves; Vanessa Viol Moretti.
Seminário apresentado à disciplina de  Informação e Marketing.

O uso da informação é essencial para realizar as atividades de marketing, pois é preciso saber exatamente quais são os anseios do consumidor em relação ao produto ou serviço que se pretende oferecer. No entanto, mais do que informar sobre algo, a própria informação pode ser visualizada como um recurso a ser adquirido, sendo necessário, portanto, realizar o marketing da mesma.

A ptemporopaganda e venda de informações, de acordo com as necessidades dos clientes, pode ser observada em diferentes setores, dentre os quais destaca-se o campo da metereologia. Empresas como a Climatempo coletam, analisam, personalizam e vendem conteúdos informacionais a organizações de segmentos como o agronegócio, turismo, indústria, moda e construção civil.

Um dos grandes consumidores dos serviços da Climatempo, a Ferrero do Brasil, destaca que as informações obtidas possibilitam a otimização da qualidade de seus produtos frente aos clientes, visto que possibilita prever o tempo e gerenciar a entrada e saída dos produtos no mercado nacional. Isso prova que, além de insumo, a informação pode ser vista como um produto, cujo qual pode ser trabalhado por meio das técnicas de marketing e vendido a diferentes mercados, gerando ao fim, lucratividade.

Interface da página da Climatempo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: