Segurança da Informação: ameaças e cuidados a serem verificados nos dias atuais

Rhaoni Picoli.
Artigo apresentado à disciplina de Segurança da Informação.

Com o avanço da tecnologia e seu uso pelas organizações, assim como a disponibilização de recursos computacionais para grande parcela da sociedade, a informação em meio digital e virtual cresceu assustadoramente e continua a aumentar a cada segundo. A Internet trouxe consigo facilidades nunca antes imaginadas, quebrando barreiras físicas, propiciando comunicação imediata, interatividade, rapidez e atualidade constante dos fatos.

Juntamente com as vantagens vieram riscos e problemas que geram grande atenção e preocupação. Os recursos, antes tangíveis, ganharam aspecto de intangibilidade e se tornaram alvo de pessoas mal intencionadas que atuam no ambiente virtual. Freqüentemente, noticiam-se casos de invasõessegurança a sistemas de bancos, roubo de informações estratégicas de empresas, espionagens a arquivos pessoais e demais ações criminosas que se pautam na captura de dados via Web.

Para proteger o tráfico informacional na rede foram desenvolvidas tecnologias de hardware e software que evoluem constantemente. O uso de senhas, firewalls e sistemas de detecção de intrusão, assim como o estabelecimento de políticas e normas de segurança funcionam como um meio de minimizar os crimes virtuais. Embora ainda haja necessidade de maiores estudo e aperfeiçoamentos a respeito dessa temática, uma coisa é certa: todo cuidado é pouco quando se deseja preservar esse importante ativo que é a informação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: