Técnica de observação: junção entre conceitos e aplicação prática no desenvolvimento de um produto de informação

Rhaoni Picoli; Camila Manfrinatto; Vanessa Putrique Gonçalves; Vanessa Viol Moretti.
Projeto apresentado à disciplina de Técnicas de Observação.

Constantemente observamos  e notamos o que ocorre à nossa volta, pois a observação é um comportamento natural do ser humano e uma atividade rotineira que permite fazer inferências e responder a inúmeros questionamentos. O estabelecimento de uma estruturação relacionada ao modo de observação confere a ela caráter científico, visto que a técnica de observação não consiste apenas em ver e ouvir, mas também em examinar fatos ou fenômenos que se deseja estudar.

D entre inúmeras realidades optou-se por desenvolver essa prática em um terminal de ônibus, mais especificamente no terminal Guadalupe que interliga a cidade de Curitiba com a região metropolitana de São José dos Pinhais – PR. O comportamento dos passageiros, sua forma de comunicação, de expressar suas dúvidas e indagações a respeito de horários e itinerários do transporte coletivo foram amplamente visualizados e analisados.

A partir dessa pesquisa observacional qualitativa pode-se delinear um conjunto de problemas e necessidades informacionais que culminaram na elaboração de um produto de informação voltado a auxiliar os usuários a identificar a rota que devem seguir e o horário a que devem estar atentos para esperar o ônibus. A observação atua, portanto, como elemento essencial para percepção de características que de outro modo não poderiam ser verificadas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: