Técnica de observação: junção entre conceitos e aplicação prática no desenvolvimento de um produto de informação

Rhaoni Picoli; Camila Manfrinatto; Vanessa Putrique Gonçalves; Vanessa Viol Moretti.
Projeto apresentado à disciplina de Técnicas de Observação.

Constantemente observamos  e notamos o que ocorre à nossa volta, pois a observação é um comportamento natural do ser humano e uma atividade rotineira que permite fazer inferências e responder a inúmeros questionamentos. O estabelecimento de uma estruturação relacionada ao modo de observação confere a ela caráter científico, visto que a técnica de observação não consiste apenas em ver e ouvir, mas também em examinar fatos ou fenômenos que se deseja estudar.

D entre inúmeras realidades optou-se por desenvolver essa prática em um terminal de ônibus, mais especificamente no terminal Guadalupe que interliga a cidade de Curitiba com a região metropolitana de São José dos Pinhais – PR. O comportamento dos passageiros, sua forma de comunicação, de expressar suas dúvidas e indagações a respeito de horários e itinerários do transporte coletivo foram amplamente visualizados e analisados.

A partir dessa pesquisa observacional qualitativa pode-se delinear um conjunto de problemas e necessidades informacionais que culminaram na elaboração de um produto de informação voltado a auxiliar os usuários a identificar a rota que devem seguir e o horário a que devem estar atentos para esperar o ônibus. A observação atua, portanto, como elemento essencial para percepção de características que de outro modo não poderiam ser verificadas.

Deixe um comentário