Gestão da Informação no Planejamento Estratégico de Marketing: um estudo em Instituições de Ensino Superior Privadas de Curitiba – PR

Rhaoni Picoli.
Monografia apresentada como critério para conclusão de curso.

A busca por atender as necessidades e desejos dos consumidores tem se tornado uma das maiores preocupações das organizações na atualidade, visto que somente dessa forma elas poderão manter-se em um mercado cada vez mais competitivo. Para tanto, as práticas de marketing tem sido amplamente aplicadas.

O correto uso da informação como base para elaboração do planejamento estratégico de marketing tem sido uma preocupação constante também no âmbito educacional, principalmente no que tange as instituições de ensino superior privadas. Isso se deve, principalmente, ao acirramento da concorrência nesse setor, o qual visualizou nos últimos anos a ampliação do número de instituições, instigadas pelos programas governamentais que promovem acesso de alunos à educação de terceiro grau.

A partir desse contexto, realizou-se estudos que discorrem sobre os elementos de gestão da informação condizentes com a elaboração do marketing por instituições de ensino superior privadas, sendo este o tema da monografia que findou a grade de pesquisas neste curso de graduação. Para tanto, foram realizadas pesquisas nas três Universidades melhor conceituadas do Estado, segundo atribuição do ministério da educação. O resultado que concentra aspectos teóricos e práticos convergiu em um constructo que revela a viabilidade organizacional e científica do conteúdo produzido.

abaixo o resumo da monografia:

Discorre sobre a relevância da gestão da informação na elaboração do planejamento estratégico de marketing. Argumenta que as instituições educacionais do setor privado, as quais ofertam cursos de nível superior, têm sido motivadas a planejar com maior empenho seus processos de marketing. Pontua a necessidade de realizar a correta identificação, coleta, classificação, armazenamento, apresentação, disseminação, análise e uso de informações de forma objetiva e condizentes com a realidade comercial. Busca identificar como o gerenciamento informacional contribui para o planejamento estratégico de marketing de instituições de ensino superior privadas. Utiliza o aporte teórico e pesquisa de campo como fonte de dados relevante a investigação dessa temática, caracterizando-se como um estudo exploratório de abordagem qualitativa. Realiza entrevistas em ambientes educacionais para coletar informações destinadas a averiguar a pertinência de um modelo elaborado a partir de considerações teóricas. Efetua a análise e interpretação dos dados coletados e compara a prática organizacional com os apontamentos da revisão de literatura. Observa que existe consonância entre a teoria e a práxis averiguada, resultando em um modelo de gestão da informação considerado pertinente para o planejamento estratégico de marketing de instituições de ensino superior privadas.

Foto tirada durante a apresentação da monografia à banca avaliadora:

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