Visualização da Informação: conceitos e importância

Rhaoni Picoli;
Ensaio apresentado à disciplina de Tópicos em Visualização da Informação.

A visualização da informação é tida como uma área da ciência calcada no estudo das principais formas de representação gráfica para realizar a apresentação do conteúdo informacional, com o intuito de melhorar o entendimento e percepção do usuário, a fim de que o mesmo possa obter novos conhecimentos. Aspectos inerentes a computação gráfica, interação humano-computador, cartografia e mineração de dados são pertinentes e complementares a essa temática.

As representações tornam-se de fundamental importância para acionar o sistema perceptivo humano, facilitando a compreensão da tarefa que deve ser executada e auxiliando a tomada de decisão. Isso permite esquematizar e visualizar os sistemas de forma racional, clara e concisa, facilitando o entendimento.

Um usuário pode alcançar êxito na realização de uma tarefa a partir da consecução de um conjunto de etapas que acabam por formar uma estrutura de visualização da informação. Tais etapas pautam-se na transformação de dados brutos em uma tabela de dados, que a partir de um mapeamento visual levam a estruturas visuais que são, ao fim, transformadas em visões, possibilitando, gerar compreensão ao utilizar-se de formas e métodos que perpassam a representação textual.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: