O curso de Gestão da Informação

LetraI

Atribuições de um Gestor da Informação:

A Gestão da Informação envolve atividades voltadas aos processos organizacionais para o uso inteligente da informação. Esta profissão está em expansão no Brasil, vem ganhando prestígio e tornando-se indispensável em ambientes organizacionais onde a informação é o alicerce para a tomada de decisões.

Os bacharéis em Gestão da Informação são profissionais com visão socioeconômica para aplicar teorias científicas, técnicas e metodologias da investigação à solução de problemas da informação e comunicação, utilizando-as em benefícios dos indivíduos, grupos e da sociedade.

O Gestor da Informação tem como base de trabalho: conhecimentos, informações e dados registrados e explícitos em diferentes mídias ou implícitos nas experiências não declaradas de pessoas. Tais recursos devem ser capturados e tratados visando subsidiar ações voltadas ao desenvolvimento socioeconômico de indivíduos e da coletividade.

 

Conhecimentos adquiridos durante o curso:

Em quatro anos de formação multidisciplinar, o curso de Gestão da Informação alia ferramentas, métodos e técnicas da Ciência da Informação, da Administração, da Informática, da comunicação Social, da Estatística e da Metodologia Científica para habilitar os estudantes no desenvolvimento de sistemas, produtos e serviços de informação para os mais variados ambientes organizacionais: empresas públicas ou privadas, organizações não governamentais, filantrópicas, culturais entre outras.

Nesses ambientes,   o profissional de Gestão da Informação auxilia indivíduos e grupos a alcançarem seus objetivos de maneira mais eficaz. Para completar o ciclo acadêmico de formação, estudos aprofundados e práticas em realidades do mundo dos negócios fazem parte do estágio supervisionado e de disciplinas que culminam na elaboração e defesa de uma monografia.

 

Aptidões adquiridas durante o curso:

O graduado está apto a atuar na definição e no registro de estratégias, políticas e comportamentos que levem à efetivação das metas organizacionais (corporativas e governamentais), dependentes de controles e sistematização da informação, bem como no atendimento às necessidades individuais de informação. O diferencial dessa graduação é a formação inovadora e multidisciplinar, em conformidade com as expectativas do mercado de trabalho.

Fonte: Guia de profissões UFPR – 2009.

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: